sexta-feira, 16 de outubro de 2009

FESTA DA CARNAUBA - TAPEBAS



Nos próximos dias 18,19 e 20 de Outubro acontece a Festa da Carnaúba no Terreiro Sagrado da aldeia dos Tapebas. Nela os índios agradecem a natureza e reafirmam sua cultura. A festa tem esse nome porque a árvore é uma marca da etnia deles, considerada meio de subsistência. A Canaubeira, é fonte da vida para os Tapeba. Suas casas são levantadas com o tronco, a palha cobre os telhados e faz as vestes, dela é tirado o Tucum, fibra usada no artesanato, além da cera da carnaúba, que é comercializada. Por tudo o que a árvore dá a tribo durante o ano, os índios agradecem com um festejo especial. São três dias de muita festa, cada família tem sua oca, a Escola Indigena tem uma para expor os artesanatos, outra com a farmácia viva, cada uma com seu tema. Nildo Tapeba, presidente da Associação dos Professores Indígenas Tapeba (Apoint) faz a comemoração com o apoio da Funai e a presença das tribos cearenses Pitaguary, Jenipapo-Kanindé e Tremembé. A Festa iniciará às 20 horas do dia 18 de outurbo de 2009, com o ritual sagrado em reverencia a palha da árvore. Este ano, durante o ritual, será feita uma homenagem ao Cacique Vítor Tapeba, falecido há mais de 50 anos. Após o ritual, as pessoas que trabalham diretamente com a carnaúba falam sobre a importância da planta para a tribo. No resto da noite, os índios dançam o Toré e bebem o Mocororó, bebida alcoólica, fermentada do cajú, até ás cinco da manhã, dançam e contam histórias recentes e antigas. Para os índios, a realização da festa é sinal de fortalecimento, ''Mostramos que somos capazes de ter uma escola específica e diferenciada de qualidade, não só de quantidade'', acrescenta Nildo. Durante o dia são realizados jogos como, arremesso de lanças, arco e flecha, natação, pescaria e a festa continua até o último dia com muita alegria e diversão.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

DIA DO INDIO TAPEBA

No dia 03 de outubro é comemorado o dia do Indio Tapeba. O evento faz parte do calendário político do Povo Tapeba e das Escolas Indígenas Tapeba. Nesse ano, a comemoração aconteceu fora da aldeia que se localiza em Capuã, distrito de Caucaia, onde foi realizado o evento com uma marcha que circulou a cidade, superando a expectativa de público de indios Tapebas e patrocinadores, com duração de mais ou menos uma hora, Kilvia Tapeba que trabalha na Casa de Apoio e estava no evento, disse que conseguiram chamar a atenção que queriam, pois, tiveram acesso as vias de Caucaia com o apoio da Prefeitura Municipal de Caucaia, Secretaria de Transportes do Município, Adelco, Sindicato do Vigilantes, Funai. Nessa edição, o povo Tapeba levantou como tema "A Demarcação da Terra Tapeba" e como Lema "Preservar o Meio Ambiente para garantir nossa reprodução física e cultural". O intuito da marcha foi, celebrar o aniversário de morte do 1º Cacique Tapeba "Cacique Perna-de-pau", dar visibilidade a resistência do Povo Tapeba em Caucaia e no Ceará, garantir a interação junto a sociedade envolvente, abordando temas de interesse da comunidade, manifestando a opinião acerca de intervenções que vem afetando o povo indigena e lançar a Campanha pela Demarcação da terra Tapeba. http://pib.socioambiental.org/pt/povo/tapeba

domingo, 20 de setembro de 2009

Ong com falta de medicamentos

Está faltando remédio na Ong, a técnica de enfermagem Fabrícia de Castro informou que a falta de medicamentos, se deu devido a Funasa não está enviando como deveria e o Hospital Geral de Fortaleza também está em falta. Segundo ela, nem os remédios básicos como anti -térmicos, analgésicos, remédios para hiper tensão, colesterol, diabetes, que são indispensáveis em qualquer ambulatório e principalmente onde se hospedam pessoas em quadro pós operatório necessitam.

Copice recebe transplantados.

A Copice recebeu esta semana índia amazonense, da etinia Moura que veio a Fortaleza fazer transplante de rins. De acordo com a técnica de enfermagem Fabrícia de Castro, a Ong recebe indios que vem de outros estados, especialmente Manaus para tratamentos como transplantes e cirurgias, enquanto se recuperam, ficam na Casa sendo acompanhados pela equipe de saúde. Ela junto com a enfermeira Lúcia de Fátima Pires ficam na entidade de segunda à sexta de 6 h as 14h, quando algum paciente precisa de cuidado mais específico, vindo do hospital com prescrição médica para aplicação de medicamentos injetáveis, por exemplo, saem um pouco mais tarde. Elas contam com um ambulatório para curativos, aplicação de injeções, procedimentos simples e rápidos e uma ambulância para dá maior conforto aos pacientes/ hóspedes.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Jogos Índigenas

No período de 09 a 12 de julho será realizado os Jogos Indigenas em Pacatuba, a competição conta com a participação de todas as tribos do Estado do Ceará, a abertura está prevista para as 14hs do dia 09/06/09 com apresentação da delegaçao organizadora, autoridades do Estado e Municipio, como o Secretario de Esporte do Ceará Ferruccio Petri Feitosa e Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Sinezio Filho Silva que está organizando o evento, o prefeito José Roberto Franklin Cavalcante também estará presente. Será acesa a tocha olímpica que passará de mão em mão entre os representantes das tribos que já sediaram os jogos, tais como :Caucaia, Maracanaú, Itarema, Aquiraz até chegar ao representante da comunidade local. A hospedagem e parte da alimentação ficará por conta da Prefeitura que também alojará os atletas em suas escolas, já o transporte será responsabilidade de cada participante, tal como os uniformes das delegações, os proximos jogos se realizará no municipio de Crateús que já está se movimentando para sedear os jogos de 2010.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fernando, "homem forte da copice"

Fernando Maciel, 28 anos, a cinco anos coordena a copice, ong que se destina a cuidar da saúde da etnia índigena, ele é a figura principal nas negociações entre a entidade federal de apoio, FUNASA, e a organização.Embora transpareça uma sujeito acanhado, consegui presidir a ONG, de maneira organizada, administrando mais de quinze funcionarios, checando reserva e internações para os índios em hospitais publicos de Fortaleza, dando uma parcela muito grandes de ajuda para a comunidade índigena. Fernando anda sempre viajando em congressos, debates ou reuniões pelo o Brasil, quando se trata de temas relacionados aos nossos primeiros habitantes. Sujeito muito carismatico, adorado pelo os índios enfermos que se hospedam na copice, ele anda sempre procurando melhoria para Ong, e segundo os proprio índios, ele os trata como se fosse da sua familia.Com verba fornecida pela a FUNASA para entidade, Fernando consegue manter o predio com dez cômodos, em bairro de classe media de Fortaleza, abastece carros de trasporte e garante o custo de passagens de índios que viajam de outor estados para Fotaleza. Realmente é o grande nome da entidade.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

REUNIÃO DO CONDISI


Nessa semana os representantes da ONG, Nailto Ferreira e Fernando juntamente com a presidente do Conselho Genipapo de Canindé Maria da Conceição Sabino (Bida), participaram da reunião do Condisi (Conselho Distrital de Saúde Indigena). O evento está sendo realizado no período de 03/06 a 05/06/2009, na Escola de Saúde Pública, na Beira Mar.

Em pauta estão sendo debatidos assuntos relacionados a saúde indígena com destaque principal a mortalidade infantil nas tribos do Ceará. Lá estão os principais representantes do Distrito Sanitário Especial Indigena do Ceará, como as doutoras meire Fontes, Fátima Girão e Socorro discutindo com as lideranças indígenas eo representate da Copice sr. Nailto.

Segundo Bida, a semana ocorreu sem nenhum internamento, mantendo 15 (quinze) indios hospedados em seus alojamentos, o fato lamentável foi a retirada de uma ambulância que estava a disposição do convênio, agora, a Casa de Apoio a Saúde Indigena só conta dois carros para o transporte dos pacientes indígenas.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Lideres estiveram em Brasília para cobrar reconhecimento de terras indígenas

Nesta segunda-feira, uma delegação de lideranças indigenas e o coordenador geral da Copice Nailto Ferreira, foram a Brasília para um encontro com o presdente da Funai, Marcio Meira, para cobrar o reconhecimento e agilidade no processo de demarcação das terras indígenas no Ceará. A índia Guarapora, Rosa Pitaguari, que trabalha na Casa de Apoio a Saúde Indígena, teve nessa semana um encontro com lideres de varias aldeias do Ceará, para tratar como vai ficar o transporte dos pacientes índigenas nas aldeias. Outro fato importante para a COPICE netsa semana, foi a transferência das manifestações de acampamento que acontece em abril na esplanada do ministérios, foi transferido pra o feriado do dia do trabalho, segundo Fátima Girão, representante da FUNASA na Casa de Apoio, essa data chamará mais atenção das autoridades.

Essa semana foi muito movimentada com a chegada de índios de Manaus, Caucaia e Itapipoca, pra tratamento no SUS, a rotina continua a mesma, Cesar da tribo Maiuruna que se encontra deitado descansando na rede, garante que depois do transplante do fígado, ficou totalmente curado, e agradece muito apoio da Copice.

Fernando, outro diretor da COPICE, já está trabalhando para criação de atividades internas, como artesanato, reciclagem, para tirar a ociosidade dos enfermos, mas ele disse que o maior empecilho, é falta de verba, pois a FUNASA, já está em contenção de despesas, retirando um dos transportes, que levava os índios aos
hospitais.

sexta-feira, 27 de março de 2009

FONTE DE RENDA

A única fonte de renda atual da organização é a doação da Funasa, ainda não possuem veiculo próprio para transporte dos pacientes, de suas comunidades ou da sede aos médicos.

VEJA NOSSOS EVENTOS

Todos os anos entre os meses de novembro e dezembro é realizada uma Assembléia das Comunidades Indígenas do Ceará, onde reúnem-se um representante de todas as comunidades do Estado, para discutirem sobre as melhorias em suas tribos, na Ong e projetos para os índios.

CONHEÇA COPICE

A COPICE – Coordenação das Organizações dos Povos Indígenas está sediada na Rua Crateús, 1540 – Parquelândia, a 4 (quatro) anos, com funcionamento de segunda à sexta no horário de 8 ás 17 hs. Com o convenio da FUNASA, e coordenado pelo índio Nilton Ferreira do Nascimento essa entidade apóia os povos indígenas em sua busca por assistência médica na capital, servindo como casa de apoio, encaminha aos hospitais e médicos de acordo com a necessidade de cada um, os medicamentos são doados pela Funasa, na falta destes são comprados pelo paciente.