sexta-feira, 19 de junho de 2009

Jogos Índigenas

No período de 09 a 12 de julho será realizado os Jogos Indigenas em Pacatuba, a competição conta com a participação de todas as tribos do Estado do Ceará, a abertura está prevista para as 14hs do dia 09/06/09 com apresentação da delegaçao organizadora, autoridades do Estado e Municipio, como o Secretario de Esporte do Ceará Ferruccio Petri Feitosa e Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Sinezio Filho Silva que está organizando o evento, o prefeito José Roberto Franklin Cavalcante também estará presente. Será acesa a tocha olímpica que passará de mão em mão entre os representantes das tribos que já sediaram os jogos, tais como :Caucaia, Maracanaú, Itarema, Aquiraz até chegar ao representante da comunidade local. A hospedagem e parte da alimentação ficará por conta da Prefeitura que também alojará os atletas em suas escolas, já o transporte será responsabilidade de cada participante, tal como os uniformes das delegações, os proximos jogos se realizará no municipio de Crateús que já está se movimentando para sedear os jogos de 2010.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fernando, "homem forte da copice"

Fernando Maciel, 28 anos, a cinco anos coordena a copice, ong que se destina a cuidar da saúde da etnia índigena, ele é a figura principal nas negociações entre a entidade federal de apoio, FUNASA, e a organização.Embora transpareça uma sujeito acanhado, consegui presidir a ONG, de maneira organizada, administrando mais de quinze funcionarios, checando reserva e internações para os índios em hospitais publicos de Fortaleza, dando uma parcela muito grandes de ajuda para a comunidade índigena. Fernando anda sempre viajando em congressos, debates ou reuniões pelo o Brasil, quando se trata de temas relacionados aos nossos primeiros habitantes. Sujeito muito carismatico, adorado pelo os índios enfermos que se hospedam na copice, ele anda sempre procurando melhoria para Ong, e segundo os proprio índios, ele os trata como se fosse da sua familia.Com verba fornecida pela a FUNASA para entidade, Fernando consegue manter o predio com dez cômodos, em bairro de classe media de Fortaleza, abastece carros de trasporte e garante o custo de passagens de índios que viajam de outor estados para Fotaleza. Realmente é o grande nome da entidade.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

REUNIÃO DO CONDISI


Nessa semana os representantes da ONG, Nailto Ferreira e Fernando juntamente com a presidente do Conselho Genipapo de Canindé Maria da Conceição Sabino (Bida), participaram da reunião do Condisi (Conselho Distrital de Saúde Indigena). O evento está sendo realizado no período de 03/06 a 05/06/2009, na Escola de Saúde Pública, na Beira Mar.

Em pauta estão sendo debatidos assuntos relacionados a saúde indígena com destaque principal a mortalidade infantil nas tribos do Ceará. Lá estão os principais representantes do Distrito Sanitário Especial Indigena do Ceará, como as doutoras meire Fontes, Fátima Girão e Socorro discutindo com as lideranças indígenas eo representate da Copice sr. Nailto.

Segundo Bida, a semana ocorreu sem nenhum internamento, mantendo 15 (quinze) indios hospedados em seus alojamentos, o fato lamentável foi a retirada de uma ambulância que estava a disposição do convênio, agora, a Casa de Apoio a Saúde Indigena só conta dois carros para o transporte dos pacientes indígenas.